E o que é Daguerreótipo!?

É uma imagem única feita sobre uma placa de cobre
recoberta de uma fina camada de prata.
Sua superfície prateada reluzente mostra, conforme o ângulo do olhar,
ora uma imagem negativa, ora uma imagem positiva: é um positivo direto.

Definição do catálogo PARIS ET LE DAGUERREOTYPE, Paris Musees - tradução livre de Chico Costa

quarta-feira, 20 de maio de 2009

De Juliana Falchetti

Autoretrato . Durante a Oficina de daguerreótipo, ministrada pelo Chico, no 3º Festival Internacional de Fotografia de POA, realizei este autoretrato. Foi uma experiência incrível. Não levo muito jeito para trabalhos manuais que exigem muitos cuidados e atenção, mas com uma ajudinha do professor eu fui que fui. Logo após a exposição veio aquela ansiedade e um friozinho na barriga. Queria tanto que desse certo. Fiquei na porta feito criança, meio escondida, esperando o resultado. Olhava pra tudo quanto era lado e lá no fundo ficava repetindo: tomara que saia, tomara que saia. Depois de uns poucos minutos... tcham, tcham, tcham, tcham. Saiu! Não consegui segurar e dei uns pulos de alegria. Lá estava eu. Juliana, com um daguerreótipo de 1839. Foi incrível. Quer dizer, está sendo incrível. Mostrar para as pessoas e alunos esse material tão precioso é algo que não vou esquecer.

Nenhum comentário: